Blog Heavy duty

21.06.2018

Broca SDS Plus: principais características e vantagens

Broca SDS Plus: principais características e vantagens

A Broca SDS Plus é indicada para trabalhos pesados de perfuração que necessitam de velocidade e resistência contra atrito e superaquecimento.

Conheça as principais características da Broca SDS Plus e entenda quando utilizá-la ao invés de outros tipos de brocas.

 

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é a Broca SDS Plus e o que a difere de outras brocas. Esta broca, muito presente na construção civil, faz grande diferença para quem busca agilidade e robustez.

 

O que significa SDS?

 

Existem diversas explicações para o termo "SDS+" ou "SDS Plus". O mais difundido se refere ao termo inglês Slotted Drive System que por sua vez, se originou do alemão steck, dreh, sitzt (no português significa algo como "inserir, girar e encaixar").

Ou seja, o nome SDS já diz tudo: uma broca fácil de ser inserida e travada.

 

Como a Broca SDS Plus funciona?

 

O termo "SDS Plus" significa que este tipo de broca possui depressões no final de sua haste que se encaixam no mandril do martelete.

 

Diferenças das hastes da broca comum e da Broca SDS Plus

 

Essas depressões permitem que a broca seja empurrada para frente e para trás pelo martelete, sem se desprender durante o processo. O martelete possui um pistão que dispara a broca para frente a puxa para trás.

Tais depressões da broca, juntamente com os rolamentos esféricos que a prendem, aumentam a força de ação do martelete com a broca - além de reduzir o atrito no interior da broca.

Isso significa que não é necessário o emprego de força excessiva sobre a ferramenta e a broca para que a perfuração seja eficiente. A própria ação do martelete com a broca SDS Plus faz todo o trabalho.

 

Pontos de contato da Broca SDS Plus com o martelete

 

Principais aplicações

 

A Broca SDS Plus é indicada para trabalhos pesados que necessitam de velocidade, como a perfuração de blocos de concreto.

Muitas vezes o trabalho poderia ser feito com uma broca de concreto comum mas, dependendo da espessura e do material a ser perfurado, levaria muito mais tempo.

Além disso, quando uma broca comum é utilizada para trabalhos pesados, é necessário ficar atento quanto ao atrito e o aquecimento, exigindo pausas frequentes para não danificar a broca.

Selecionamos um vídeo rápido, informal, mas que exemplifica bem o que queremos dizer. A broca da esquerda é uma broca de concreto comum e a da direita uma broca SDS Plus.

 

 

Fonte: https://bit.ly/2yvdqid

Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos