Blog Heavy duty

18.10.2021

Os principais tipos de disco diamantado e suas características

Os principais tipos de disco diamantado e suas características

Conheça o disco diamantado e suas variações de banda. Veja quais os benefícios e aplicações de cada tipo. Saiba escolher o ideal para o seu projeto.

Entenda as diferenças entre os tipos de disco diamantado e veja qual melhor se adequa ao seu projeto.

 

O mercado de construção civil não vive sem o disco diamantado. Esse disco abrasivo está envolvido em projetos intermediários e também no acabamento de uma obra. Seja para o corte de tijolos ou mesmo para o acabamento em um piso de porcelanato.

Mesmo tão presente na vida dos profissionais, o disco diamantado ainda provoca algumas dúvidas. Isso porque, esse tipo de disco está disponível no mercado em três variações de banda: contínuo, segmentado e turbo. Cada banda possui vantagens e desvantagens, bem como aplicações mais indicadas.

Para que você tire suas dúvidas de uma vez por todas, iremos explicar exatamente o que é um disco diamantado, além de apresentarmos suas variações e aplicações.

 

O que é um disco diamantado?

 

O disco diamantado é um tipo de disco de abrasivo, que tem seu corpo fabricado em liga metálica, e sua borda cravejada com diamantes sintéticos. Pelo fato do diamante ser o elemento mais duro presente na natureza, seu uso se torna imprescindível para o corte e desbaste de materiais brutos como pedra, concreto e alvenaria.

Uma das medidas mais utilizadas no mercado é a de 110 milímetros de diâmetro para o disco e 20 milímetros de diâmetro para o furo. Porém existem outros tamanhos como 180 e 230 milímetros de diâmetro, utilizados em trabalhos mais robustos.

O que difere um disco diamantado de outro da mesma linha é seu tipo de banda. Cada banda foi desenvolvida para o corte de determinados materiais.

 

Tipos de discos diamantados

Disco Diamantado Contínuo

O disco diamantado contínuo possui uma banda contínua, ou lisa, o que permite um corte mais preciso e de melhor acabamento. Esse tipo de disco é utilizado no corte de materiais mais nobres, com uma velocidade de corte menor.

Ótimo para azulejos, mármore, cerâmicas, porcelanato e telhas.

 

 

Disco Diamantado Segmentado

O disco diamantado segmentado possui uma banda com grandes segmentos, que além de expulsarem mais detritos durante o corte, reduz o atrito e o aquecimento. Portanto, é um disco utilizado para o corte de materiais brutos, que exigem menos acabamento de corte.

Ótimo para materiais brutos como tijolos, concreto, refratários, asfalto e vigas.

 

 

Disco Diamantado Turbo

O disco diamantado turbo possui uma banda com pequenos segmentos, que garantem mais agilidade e resfriamento durante o corte. Como seu nome diz, é um disco para quem busca mais velocidade.

Ótimo para materiais como granitos, mármore, reboco, alvenaria e basalto.

 

 

Corte à seco ou refrigerado?

Cada marca e tipo de disco diamantado trabalha de forma diferente. Alguns discos são feitos para corte à seco, enquanto outros podem ser refrigerados. No caso da Heavy Duty, todos os nossos discos podem ser utilizados tanto à seco quanto refrigerados.

É importante ressaltar que a refrigeração facilita o processo de corte, resfriando os materiais, impedindo que a poeira levante, além de cooperar para preservar a vida útil do disco. Portanto, se puder operar com refrigeração, melhor. Até porque, 

 

Na dúvida, converse com um especialista

Se você ainda ficou na dúvida, o melhor a fazer é entrar em contato com sua loja de preferência e perguntar mais a respeito dos discos. Boa parte dos varejistas que vendem este tipo de disco abrasivo conhecem o perfil de cliente que mais atendem e podem indicar as aplicações que ouvem mais de seus consumidores.

Para garantir um desempenho superior, exija discos diamantados da Heavy Duty.

Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos