Blog Heavy duty

07.12.2021

Como abrir a rosca com o macho manual

Como abrir a rosca com o macho manual

Veja como é fácil abrir a rosca com macho manual. Confira nosso post no blog e aprenda de uma vez por todas a utilizar o seu macho manual de aço rápido.

Veja como abrir a rosca é fácil quando utilizamos o macho manual de forma correta. Confira esse artigo que preparamos para você.

 

O macho manual é uma ferramenta poderosa, capaz de criar roscas em peças de metal, proporcionando o encaixe de outros elementos, como parafusos, barras roscadas, etc. É um elemento presente na vida de todo profissional mecânico, serralheiro ou mesmo de construção civil.

 

O macho manual carrega esse nome pois é utilizado de forma manual. É um tipo de ferramenta indicado para quem pretende criar roscas, mas não em grandes quantidades.

 

Utilizado com um desandador (vira-macho), o macho manual costuma ser vendido em jogos de 2 ou 3 peças. Cada peça possui uma função específica: iniciar a rosca, definir a rosca e realizar o acabamento.

Utilizando o macho manual

Selecione o diâmetro do macho

 

Uma vez que o furo na peça está pronto, é preciso definir a medida certa do macho manual a ser utilizado. Existem diversas tabelas de brocas e medidas de machos correspondentes, para que você saiba selecionar a medida exata para o furo que pretende criar rosca.

 

Coloque o macho no desandador (vira-macho)

 

O vira-macho é uma ferramenta simples, utilizada para facilitar o rosqueamento de machos manuais, parafusos, etc.

 

Basta colocar o macho manual no vira-macho, certificando que o primeiro tenha ficado bem preso.

 

Importante: comece com macho manual de abrir rosca. Normalmente é o macho manual com um anel gravado em sua haste.

 

Inserir o macho manual no furo

 

Comece a inserir o macho manual no furo. O macho precisa ficar na vertical. Uma vez que tenha começado a ser inserido, basta utilizar as mãos para girar o vira-macho, Gire o vira-macho até que o macho manual tenha atravessado a peça ou atingido a profundidade pretendida.

 

Troque de macho manual e repita o processo

 

Após o primeiro macho manual abrir a rosca, basta trocá-lo pelo macho manual intermediário (2 anéis gravados na sua haste) e repetir o processo.

 

Uma vez concluído, troque pelo macho manual de acabamento (sem nenhuma gravação na haste) e novamente refaça o processo de inserir e girar.

 

Verifique a rosca e realize testes

 

Após utilizar os três (ou dois) machos manuais, o seu furo com rosca já está pronto. Basta então verificar como ficou o furo com a rosca e inserir a peça que pretende rosquear, ou alguma outra, para testar o trabalho.

 

Machos de qualidade? Só com a Heavy Duty!

 

Os machos manuais da Heavy Duty são ideais para a criação de roscas em metais. Fabricados em aço rápido, esses machos possuem boa afiação, garantindo a criação de roscas perfeitas.

 

Todos os jogos de machos vêm com três peças, proporcionando mais qualidade e acabamento.

 

 

Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos