Blog Heavy duty

06.09.2016

Como é feita a soldagem por eletrodo revestido?

Como é feita a soldagem por eletrodo revestido?

Você sabe como é feito a soldagem por eletrodo revestido? Saiba mais sobre este método bastante utilizado entre diversos profissionais.

Saiba como funciona um dos mais populares e difundidos processos de soldagem.

 

Devido ao seu baixo custo, o processo de soldagem por eletrodo revestido é um dos mais utilizados pelos profissionais. Este tipo de soldagem é realizado com um arco elétrico, formado pela união simultânea do material com o eletrodo. Durante o processo, o eletrodo é gradativamente consumido, gerando o cordão de solda.

A soldagem por eletrodo revestido é utilizada em aços de baixo, médio e alta liga, aços inoxidáveis, aços carbono, alumínio, ferro fundido, entre outros materiais. Este tipo de processo exige boa habilidade do soldador, uma vez que necessita precisão para a aplicação e junção das peças. Este processo permite a soldagem em lugares de difícil acesso.

Resíduos da soldagem

Este tipo de soldagem acarreta na produção de respingos de solda, podendo deixar o cordão irregular e aumentar os custos com a limpeza. Por isso, é indicado utilizar o anti respingo para proteger a área de solda e facilitar o acabamento. Outro cuidado importante é limpar a peça a ser soldada. Isto ajuda a produzir menos respingos e escórias durante a soldagem.

Cuidados durante a aplicação

Vale ressaltar que o processo de soldagem por eletrodo exige que o profissional utilize equipamentos de proteção individual antes de qualquer trabalho. A fim de evitar lesões nos olhos, pele e inalação de gases. Os principais equipamentos utilizados são: máscara de solda, avental e mangote de raspa, blusão de soldador, luvas e óculos de proteção.

Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos