Blog Heavy duty

11.09.2020

Disco Flap: saiba como escolher o ideal para o seu projeto

Disco Flap: saiba como escolher o ideal para o seu projeto

Conheça mais sobre os principais tipos e variações de discos flap. Veja também alguns pontos para considerar na hora de escolher o tipo ideal para o seu projeto.

Conheça as características principais do disco flap e veja como selecionar o disco flap ideal para o seu projeto.

 

O disco flap é um elemento indispensável para profissionais que trabalham com metal. Extremamente versátil, o disco flap permite desbastar, uniformizar e realizar o acabamento da peça, tudo em uma só operação.

Para quem utiliza esse disco no dia-a-dia, as vantagens são várias: os discos flap são fáceis de controlar, leves, vibram menos, demoram para fadigar e ainda são fáceis de trocar. Todos esses benefícios implicam em trabalhos mais ágeis e seguros.

Por isso, é importante saber escolher o disco flap ideal para o projeto. Cada tipo, bem como suas variações, implica em um resultado diferente sobre o material trabalhado.

 

Formato do Disco Flap

Por serem utilizados quase que exclusivamente em esmerilhadeiras angulares, os discos flap são fabricados com um corpo que permite serem utilizados com sua face (lixas). Atualmente, os formatos presentes no mercado são o reto e o cônico. Cada um proporciona resultados diferentes no trabalho.

Se o objetivo é uma remoção rápida e agressiva de material, então o disco flap de formato cônico é a escolha ideal. O disco flap cônico possui lixas inclinadas que são eficazes em bordas e contornos de peças. Sua angulação permite maior contato com a superfície em peças planas.

Se o foco é no acabamento, então o disco flap de formato reto é a escolha certa. Utilizado principalmente em superfícies planas, o disco flap reto garante uniformização e acabamento de primeira.

 

 

Material do costado

A composição de um disco flap nada mais é que uma combinação de lixas de grãos abrasivos anexadas em um costado rígido. É o costado do disco flap que garante sua estabilidade e segurança durante a operação. Os costados mais utilizados na fabricação de discos flap são:

Costado de fibra de Vidro

O costado de fibra de vidro é um dos, senão o mais popular no mercado. Além de resistente, é leve e absorve a vibração do disco sem manchar.

Costado de nylon (plástico)

O costado de nylon está se popularizando cada vez mais devido à sua flexibilidade, podendo ser aparado para um maior aproveitamento das lixas.

Costado de alumínio

Existe também, mas pouco popular aqui no Brasil, o costado de alumínio. É utilizado em aplicações que necessitam de grande resistência. Esse costado, mesmo não sendo consumido durante a operação, pode ser posteriormente reciclado.

 

 

Densidade das lixas

Existem diferentes variações do espaçamento, ângulo e quantidade das lixas em discos flap. Essa variação é também chamada de densidade. Para que o trabalho seja bem feito, e traga os melhores resultados, é preciso selecionar a densidade de acordo com o tipo de aplicação.

Discos flap de densidade padrão são indicadas para remoções rápidas e agressivas de materiais. Ou seja, para trabalhos mais pesados.

Já os de alta densidade são destinados para superfícies curvas ou irregulares, bem como para uniformizar materiais mais finos.

 

Tipos de grãos abrasivos

Existem três tipos mais comuns de grãos abrasivos presentes nas lixas dos discos flap:

Alumina-Cerâmica

Atualmente uma novidade no mercado, esse tipo de grão possui micro fraturas que garantem mais velocidade e uma vida útil mais longa, sendo indicado para trabalhos em aços de alta liga e inoxidáveis.


Alumina-Zircônia

Esse tipo de grão é uma mistura de grãos de zircônia com grãos de óxido de alumínio. Tal combinação, garante uma boa usabilidade e um ótimo custo-benefício. São muito utilizados em aços carbono.


Óxido de Alumínio

Um dos mais utilizados, é um grão indicado para trabalhos mais leves e onde o foco é o baixo custo de operação.

 

Tamanho do grão

Os tamanhos do grão diferem conforme a aplicação. Grãos menores (valores mais baixos) são indicados para trabalhos mais pesados, enquanto os grãos maiores (valores mais altos) são recomendados para acabamento e finalização da peça.

Trabalho pesado é com a Heavy Duty

Se você busca discos flap de alta qualidade para trabalhos exigentes, a Heavy Duty é a marca ideal. Dispomos de um portfólio com diferentes tipos de disco flap para as mais diversas aplicações.

Não espere mais. Encontre o varejista mais próximo e adquira o seu disco flap Heavy Duty!

 

Fonte: Fabricating Metalworking

 

Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos