Blog Heavy duty

04.10.2016

Discos Diamantados e suas aplicações

Discos Diamantados e suas aplicações

Os discos diamantados possuem tipos específicos, cada um com aplicações indicadas. Conheça um pouco mais sobre estes abrasivos bastante utilizados no mercado de construção civil.

Por que o nome "diamantado"?


Os discos diamantados são abrasivos usados para o corte de materiais como concreto, mármore, porcelanato, vidro e madeira. São muito presentes no segmento de Construção Civil.

O nome "diamantado" se deve por possuírem grãos de diamante em sua liga metálica, mais conhecida como "banda". Conforme o disco é utilizado, os grãos de diamante são desgastados e a banda aos poucos vai ficando lisa, ou "cega".


Tipos de Disco Diamantado


Os tipos de bandas mais conhecidas são: contínua, segmentada e turbo.

Para acabamentos com maior precisão, utiliza-se o disco diamantado contínuo, uma vez que oferece um corte totalmente plano. Muito utilizado em azulejos, mármore, cerâmicas, porcelanato e telhas.

Já o disco diamantado segmentado é indicado para corte de materiais brutos, como tijolos, concreto, refratários, asfalto e vigas. Isto porque, sua banda segmentada impede o atrito e o aquecimento durante o corte.

Há também, o disco diamantado turbo - um formato híbrido – que combina agilidade de corte e resfriamento. Ótimo para materiais como granitos, mármore, reboco, alvenaria e basalto.


Corte a seco e corte com água


É comum encontrar as informações “corte a seco” e “corte com água” nas embalagens e descrições de discos diamantados. Discos com a informação "corte com água" utilizam a mesma para seu resfriamento e remoção de poeira. Já os de "corte a seco" removem a poeira com sua própria rotação.

Ambos os discos podem ser utilizados com ou sem água. Recomenda-se a utilização de água, uma vez que tal cuidado prolonga a vida útil do abrasivo.


Utilizando corretamente


Antes de tentar cortar qualquer material utilizando discos diamantados, siga algumas dicas de segurança:

  • Use sempre os equipamentos de proteção individual indicados;
  • Antes de inserir ou trocar o disco, certifique-se de que a máquina esteja desligada e com a capa de proteção;
  • Respeite a velocidade de operação indicada no disco;
  • Mantenha obrigatoriamente o ângulo do disco igual a 918º em relação à peça de corte;
  • Não utilize discos avariados

Para mais informações, sobre produtos e tipos, entre em contato com nossa equipe: clique aqui.

Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos