Blog Heavy duty

20.05.2021

Serra Copo Diamantada: o que é, características e como usar

Serra Copo Diamantada: o que é, características e como usar

A serra copo diamantada é uma ferramenta extremamente popular no universo da construção civil. Conheça a serra copo diamantada, suas principais características e como utilizá-la corretamente.

Conheça a serra copo diamantada, ferramenta indispensável para quem trabalha com construção civil

 

Quem trabalha com construção civil, serralheria ou marcenaria, com certeza já utilizou ou viu uma serra copo diamantada. Seja em atividades de instalação de forro, perfuração de caixas de luz, eletrodutos, painéis elétricos, essa ferramenta está lá.

 

Todo projeto de construção necessita passar cabos, tubulações e outros materiais através de paredes, blocos, vigas, etc. Por isso a importância desse tipo de ferramenta. Além de abrir o caminho, ou seja, furar o material, ela mantém a estética do furo, realizando um buraco circular bonito e bem-acabado.

 

O que é uma serra copo diamantada?

 

A Serra Copo Diamantada nada mais é do que uma ferramenta desenvolvida para perfurar e criar buracos bem definidos em superfícies como concreto, alvenaria, entre outros. Existem diversos tamanhos de serra copo, cada qual podendo ser utilizado em diferentes tipos de projetos.

 

Diferente da serra copo bimetálica, utilizada para realizar furos em metais, madeira, plástico, etc, a serra copo diamantada possui toda a borda de seu corpo cravejada com pontos de diamantes, bem duros, responsáveis por abrir caminho na alvenaria.

 

Existem serras copo diamantadas feitas para corte a seco e outras para corte refrigerado. Basicamente, a serra copo diamantada de corte refrigerado recebe a aplicação de água durante o processo, para baixar sua temperatura. A de corte a seco não exige esse resfriamento.

 

Entretanto, é preciso sempre se atentar quanto a temperatura da serra copo durante a perfuração. Excesso de temperatura pode fundir o corpo metálico da serra copo com a borda de diamantes, comprometendo seu poder de corte. Por isso, mesmo utilizando as serras copo diamantadas de corte a seco é indicado realizar pausas durante a perfuração quando perceber que está esquentando demais.

 

Principais características

 

A serra copo diamantada possui seu corpo (que parece como um copo) com sua borda revestida de diamantes. Normalmente esse produto já vem acompanhado de uma haste, de encaixe hexagonal padrão, rosqueável, e um pino guia.

 

O pino guia exerce a mesma função que a broca piloto na serra copo bimetálica. Ele fornece a direção da perfuração. É a primeira parte da ferramenta a tocar a superfície, antes da borda da serra copo diamantada.

 

 

Como usar a serra copo diamantada

 

Verifique o material a ser perfurado

 

Antes de mais nada, é preciso verificar a superfície que será perfurada. Existem cabos elétricos ou tubulações em seu interior? Existe alguma malha metálica por detrás da alvenaria? É importante saber o que irá ser perfurado antes mesmo de iniciar o trabalho.

 

Utilize os equipamentos de proteção individual (EPI) adequados

 

Antes de partir para a perfuração é importante assegurar de estar utilizando todos os equipamentos de proteção individual necessários para o trabalho, como luvas, óculos, protetor auricular, etc. Um bom trabalho só é realizado quando o operador está em segurança.

 

Faça uma marcação (pré-furo)

 

Crie um pré furo com outra broca, ou utilize uma punção para marcar o ponto exato que você pretende furar com a serra copo diamantada. Dessa forma, quando o pino guia se encaixar nessa marcação, ele não correrá o risco de deslizar e comprometer a perfuração.

 

Realize a perfuração, sem exercer pressão

 

Durante o processo de perfuração, não force a máquina contra a superfície que está sendo perfurada. Deixe que a serra copo diamantada faça o trabalho pesado de delimitar a área de corte, e prossiga adentrando na superfície, conforme ela vai removendo os detritos.

 

Utilize produtos de qualidade

 

A Heavy Duty lançou recentemente a sua linha de serras copo diamantadas, fabricadas com corpo único de aço resistente, segmentos revestidos de diamantes, prontos para realizar qualquer trabalho pesado.

 

Essas serras copo garantem um rendimento excepcional, alta velocidade, precisão de corte, além de possuírem uma longa vida útil.

Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos