Blog Heavy duty

02.05.2018

Serra Copo: o que é, onde usar e como usar

Serra Copo: o que é, onde usar e como usar

Conheça as principais características da serra copo, suas aplicações, acessórios e dicas de como utilizá-la para criar furos profissionais em metais e madeira.

Veja como funciona a serra copo, suas principais aplicações e características de uso.

 

A serra copo é um elemento fundamental do universo da construção civil, marcenaria, serralheria e montagens diversas.

É utilizada para a criação de furos de grandes diâmetros - diferentemente das brocas - em diferentes tipos de materiais, como madeira, metal, azulejo, etc. Para cada tipo de material é indicado um tipo específico de serra copo.

O que diferencia os vários tipos de serras copo são os materiais empregados na fabricação dos seus dentes. Normalmente a serra copo carrega o nome da sua característica principal, como por exemplo: diamantada; para aço rápido (HSS).

 

Principais Aplicações

 

A serra copo é muito utilizada para furar caixas de luz, caixas de eletroduto, painéis elétricos, chapas de metal e madeira, gesso em instalações de forro, entre outros.

Basicamente é utilizada para criar furos para passar a fiação e instalar dispositivos diversos.

 

Ferramentas para uso conjunto

 

A serra copo é utilizada juntamente com uma furadeira. Para isso, é necessário a verificação do tipo de furadeira e sua capacidade.

No mercado existem diversos tipos de furadeiras, para uso pessoal (hobby), profissional e industrial. O tipo de furadeira afetará o desempenho do furo com a serra copo.

Outros dois elementos são necessários para realizar um furo com a serra copo: o suporte para a serra copo e a broca piloto.

 

Suporte de Serra Copo

 

O suporte para serra copo é o elemento que conectará a serra copo na furadeira. Sua base se encaixa na furadeira, enquanto seu corpo trava a serra copo e a broca piloto.

 

Suporte com Serra Copo

 

Broca Piloto

 

A broca piloto serve para manter a direção da serra copo durante o furo. Ela não deve ser utilizada para realizar o furo inicial no material. É necessário a criação de um “pré furo” com outra broca.

 

Broca Piloto Heavy Duty

Outros Acessórios

 

Existem outros acessórios, não necessários, mas que podem facilitar os trabalhos com a serra copo: extensor de suporte, coletor de resíduos e ejetor de resíduos.

O extensor de suporte é utilizado em operações de furos profundos, como em peças grandes de madeira.

Já o coletor e o ejetor de resíduos, como seus próprios nomes indicam, servem para coletar e expulsar os resíduos gerados durante o furo. Quando a serra copo é utilizada ela produz diversos resíduos, também chamados de “cavacos” que podem ser de madeira, metal, etc. Tais acessórios facilitam a limpeza da serra copo e impedem o seu travamento por obstrução.

 

Acessórios para Serra Copo

 

Furando com a Serra Copo

Realizar furos com a serra copo é fácil. Porém, é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Confira um breve passo a passo que preparamos.

 

Furando com a serra copo

 

Pré-furo

 

Antes de furar o material com a serra copo, é preciso criar um “pré-furo” com uma outra broca. Este pré-furo serve apenas para direcionar corretamente a broca piloto - que por sua vez mantém a direção da serra copo.

Não realize o pré-furo com a broca piloto. Isso reduz sua vida útil e desgasta sua ponta (elemento principal para o direcionamento).


Encaixando a serra copo no suporte

 

Para encaixar a serra copo no suporte, basta inserir sua base através da broca piloto e rosqueá-la no corpo do suporte.

No suporte de serra copo existem dois tipos de encaixe: uma trava e uma rosca. A rosca segue o sentido giratório da furadeira enquanto a trava realiza o torque para que a serra copo não se solte.

 

Realizando o Furo

 

Mantenha a furadeira posicionada corretamente e inicie o furo. Cuidado com o excesso de pressão sobre o material a ser furado.

No caso de chapas de madeira mais fina, é aconselhado colocar outro material embaixo, para que não haja quebra o danos no furo devido ao solavanco.

 

Acabamento

 

Se necessário, dê o acabamento no furo. Lixe a peça levemente para retirar qualquer cavaco ou sobra de material.

 

Dicas importantes

Vale a pena prestar atenção em alguns detalhes:

  • Utilize o RPM da furadeira de acordo com o diâmetro da serra;
  • Para furo em metais, é recomendável utilizar um fluido de corte, para refrigerar a serra;
  • A broca piloto deve ficar à altura dos dentes da serra e possuir diâmetro menor do que o material a ser furado.

Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos