Blog Heavy duty

10.05.2018

Você sabe o que é Aço Rápido?

Você sabe o que é Aço Rápido?

Conheça um pouco mais sobre o aço rápido, o aço desenvolvido para resistir altas temperaturas.

Aço rápido: o aço desenvolvido para resistir altas temperaturas.

 

O aço rápido é um tipo de aço carbono capaz de cortar metais (usinar) em alta velocidade, resistindo a grandes temperaturas. Para ser fabricado, é empregado ao aço ligas de tungstênio, cromo, molibdênio, vanádio e cobalto.

O aço rápido resiste temperaturas de até 550º C. Muito utilizado na fabricação de diversos tipos de ferramentas para corte, como serras copo, brocas DIN 338, machos manuais, brocas de centro, entre outros.

 

Composição do Aço Rápido

 

Todo aço que carregue uma combinação de tungstênio (7%), molibdênio, vanádio, com mais de 29,6% de carbono é considerado aço rápido. Tal composição permite que o corte de outros metais de forma rápida - por isso a utilização do termo.

O aço rápido também é descrito como HSS - sigla para a frase em inglês “high speed steel” - o que significa nada menos que “aço de alta velocidade / rápido”.

 

Origem Histórica

 

O primeiro formato de aço rápido foi desenvolvido em por Frederick Taylor e Maunsel White, em meados de 1899. O objetivo era melhorar a resistência dos aços ferramentas a grandes temperaturas (muito mais altas do que as utilizadas pelas indústrias da época).

O resultado foi mais do que positivo. Causou uma verdadeira revolução nos processos de corte e usinagem da época, aumentando a produtividade das indústrias.

 

Vantagens do Aço Rápido

 

As principais vantagens do aço rápido são: 

  • Resistência mecânica elevada (resiste altas temperaturas);
  • Velocidade de corte alta;
  • Quando revestido (por exemplo: com TiN - Nitreto de Titânio) evita que partes do metal de corte fiquem presas a ferramenta;
  • Mais produtividade em processos de corte e usinagem.

 


 

Fontes:

Fonte 1 / Fonte 2 / Fonte 3 / Fonte 4 / Fonte 5


Revisado: 22/06/2020

Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos