Blog Heavy duty

07.06.2021

3 Dicas para escolher o disco de corte para ferro ideal

3 Dicas para escolher o disco de corte para ferro ideal

Preparamos 3 dicas infalíveis para você escolher o disco de corte para ferro ideal para seu projeto. Acesse mais um conteúdo desenvolvido pela Heavy Duty Abrasivos.

Veja como é fácil selecionar o disco de corte para ferro para realizar seus trabalhos de corte, seja de chapas, vergalhões, tubos e outros materiais

 

São tantas as opções de discos de corte disponíveis no mercado, que às vezes ficamos confusos sobre qual tipo é o melhor para determinada atividade. Mesmo para quem é profissional, trabalha todo o dia cortando peças de metais, desbastando, pode ocorrer alguma confusão ou desconhecimento acerca de algum novo produto disponível.

 

Pensando nisso, elencamos alguns pontos para você considerar na hora de escolher o disco de corte para ferro ideal. Confira.

 

Como será o seu trabalho?

 

Antes de mais nada, é preciso avaliar o trabalho em si. Esse será um projeto único, ou é uma atividade diária de corte e dobra de metais? Essa pergunta é pertinente para entendermos o tipo de investimento que é possível fazer.

 

Se é um trabalho avulso, algo esporádico, é possível considerar discos de corte de aço carbono que tenham um preço bom em comparação a outros. Tais discos serão gastos mais rapidamente, nem sempre podendo ser utilizados posteriormente. Mas para quem pretende fazer apenas um trabalho, mais do que basta.

 

Agora, se essa é uma atividade cotidiana, é bom colocar na ponta do lápis todos os gastos com discos de cortes e outros materiais utilizados. Nem sempre o disco mais barato é o mais vantajoso para um trabalho profissional. Às vezes, um disco barato pode custar mais do que um disco profissional, pelo simples fato de durar menos. Acaba sendo trocado tantas vezes, que seria mais fácil comprar um outro tipo, mais caro e com mais qualidade, que dure por mais tempo. Nos negócios, produtividade e rendimento falam alto.

 

Por isso pense: se é apenas um único trabalho que pretende realizar, talvez um disco de corte para aço carbono com preço baixo seja o suficiente. Agora, se for para o dia a dia, é bom considerar um disco mais robusto.

 

E o material? É só ferro mesmo?

 

Outro ponto importante para considerarmos é o material que será cortado. Muitas pessoas buscam discos de corte para ferro, sem se atentar para o tipo específico do material que irão cortar. Um exemplo disso é utilizar um disco de corte feito para o corte de aço carbono comum, ferro, em uma chapa, peça, de aço inoxidável.

 

O aço inoxidável é muito mais resistente que o ferro e, se tentar utilizar um disco de corte para aço carbono comum em uma peça de aço inox, o disco simplesmente será gasto e gerará pouquíssimo corte.

 

Da mesma forma, é preciso considerar a espessura do material. Existe uma grande diferença entre cortar uma chapa de 3 milímetros e um vergalhão estrutural. Cada qual exige um tamanho e espessura de discos que consigam realizar determinado trabalho.

 

Por isso, avalie o material a ser cortado e tenha certeza que um disco de corte para ferro é capaz de cortá-lo (não só o tipo do disco, como tamanho e espessura). Na dúvida, converse com algum especialista, em alguma loja de ferragens ou materiais para construção.

 

Você precisa de precisão? Ou basta cortar?

 

O terceiro ponto que nos interessa descrever aqui é sobre a precisão de corte. Isso porque, a grande maioria dos discos de corte para ferro e aço carbono comum possuem uma espessura um pouco mais elevadas, quando comparados a outros discos de corte fino, como para aço inox.

 

Se o trabalho é cortar primeiro, para depois dar um acabamento na peça, utilizando um disco de desbaste ou um disco flap, então um disco de corte para ferro comum basta. Já se a ideia é garantir um corte extremamente preciso no material, diminuindo em muito a necessidade de acabamento, então é possível utilizar um disco de corte fino, como os desenvolvidos para aço inox.

 

Não tenha dúvidas, disco de corte para ferro tem que ser Heavy Duty

 

Como dissemos no início deste artigo, existem inúmeros tipos e marcas de discos de corte para ferro disponíveis no mercado. Entretanto, são poucas as marcas que alegam proporcionar bom rendimento e qualidade, e a Heavy Duty é uma delas.

 

Nosso portfólio tem todos os discos de corte, desbaste, flaps, removedores e de polimento que você e seu negócio necessitam. Além disso, contamos com a aprovação de profissionais em todo o Brasil que já utilizam nossos produtos.


Clique aqui e confira nossa linha de discos abrasivos.

Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos