Blog Heavy duty

24.02.2021

Qual a diferença entre discos de corte inox e de aço carbono?

Qual a diferença entre discos de corte inox e de aço carbono?

Entenda a principal diferença entre discos de corte de aço inox e discos de corte de aço carbono. Saiba também a diferença entre aço carbono e inox.

Entenda a diferença entre esses dois tipos de disco de corte

 

O mercado de discos abrasivos é bastante amplo. Existem tantos tipos e diferenças entre discos de cortes que podem até confundir o consumidor na hora de escolher o ideal. Isso acontece muito na escolha entre discos de corte de aço inox e discos de corte de aço carbono.

 

Já adiantando, a diferença está na composição dos discos. Mas antes, vamos entender um pouco sobre os dois tipos de metais muito utilizados no universo industrial e de construção civil.

 

Diferenças entre aço carbono e aço inox

 

O aço carbono é uma liga metálica formada por ferro e carbono. A porcentagem de carbono em sua composição varia entre 53,53538 e 2,11%. Um dos grande diferenciais do aço carbono é sua ductilidade, ou seja, sua capacidade de ser deformado (até certo ponto de ruptura) via extrusão, laminação, forja, etc.

 

Para fins comparativos, se pensarmos no ferro fundido que possui um teor de carbono acima de 2,11%, ao tentarmos deformá-lo iremos parti-lo, pois se trata de um metal extremamente duro e portanto mais frágil.

 

Já o aço inoxidável, popularmente chamado de aço inox, também é uma liga metálica composta por ferro e crômio e também, dependendo da sua composição específica, níquel, molibdênio e outros elementos. Essa composição permite que o aço inox possua resistência à oxidação atmosférica (corrosão). Esse é o seu grande diferencial.

 

E a diferença entre os discos de corte para aço inox e para aço carbono?

 

Agora que entendemos um pouco da diferença dos dois tipos de metais citados anteriormente, podemos olhar para o que interessa: a diferença entre discos de corte inox e de aço carbono.

 

Ambos são discos abrasivos desenvolvidos para operações de corte de metais. Porém, cada um possui uma composição diferente. Para quem não sabe, os discos de corte são fabricados através de uma sobreposição de camadas de telas de fibra de vidro e de materiais abrasivos, resinas e outros elementos. Os materiais abrasivos (pós abrasivos) empregados na fabricação que diferem um tipo de disco de outro.

 

O disco de corte para aço inox não possui enxofre, cloro e ferro em sua composição. Isso permite que o disco consiga cortar o aço inox, sem agredir sua estrutura. Por conseguir cortar o aço inox, um metal difícil de cortar, esse disco consegue cortar outros tipos de metais, incluindo alumínio, aços de baixo teor de carbono, etc.

 

Entretanto, é preciso sempre avaliar o custo-benefício para determinada atividade. Não é porque o disco de corte para aço carbono, por não conseguir cortar aço inox, seja ruim. Ele apenas não foi desenvolvido para essa finalidade específica. Além disso, costuma ter um preço mais baixo em relação ao que corta aço inox.

 

O mix completo está aqui

 

A Heavy Duty é uma marca de discos abrasivos, ferramentas manuais e insumos para solda, feita para profissionais e hobbistas. Possui um portfólio robusto de discos de corte para aço carbono, aço inox, ferro, concreto e outros materiais brutos.

 

Garanta mais poder para o seu trabalho. Utilize os produtos da Heavy Duty.



Fontes:
Vicky
Wikipedia

Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos