Blog Heavy duty

17.08.2017

Como perfurar com a Broca de Aço Rápido DIN 338

Como perfurar com a Broca de Aço Rápido DIN 338

Aprenda como utilizar a Broca de Aço Rápido DIN 338 de maneira segura e livre de erros ou desgaste prematuro. Siga essas diretrizes e realize grandes projetos.

Broca de Aço Rápido DIN 338 é indicada para processos de corte e usinagem, onde há a necessidade de perfurar metais com precisão, preservando a medida do diâmetro.

Por isso, recomendamos algumas diretrizes que otimizarão o trabalho e aumentarão a vida útil da broca.

 

Antes de furar o metal

Sempre que possível, realize uma marcação com uma punção na peça que será furada. Desta forma, a broca de aço rápido dificilmente escorregará ao iniciar a rotação.

Marcando o ponto de perfuração da broca de aço rápido

 

Prenda a superfície

Para facilitar o processo de perfuração com a broca de aço rápido, prenda o material a ser perfurado com um torno de bancada ou um grampo. Caso o material seja uma chapa de metal fina, você pode colocá-la entre duas placas de madeira, como um sanduíche.

Caso seja feito desta forma, realize o furo em velocidade baixa e - caso necessário - segurando os materiais com as mãos, para garantir mais estabilidade.

Prendendo o material para usar a broca de aço rápido

 

Lubrifique sempre

Use o fluído de corte para resfriar e lubrificar a área de corte e a ponta da broca de aço rápido. O calor excessivo acelera o desgaste do fio de corte, reduzindo a vida-útil da peça.

Lubrificando a broca de aço rápido 

 

Diâmetros grandes em etapas

Para trabalhos com furos de diâmetro grande, recomenda-se a perfuração em etapas, começando com a broca de aço rápido de diâmetro menor e, em sequência, passando para a broca de diâmetro desejada. Dependendo da aplicação, é possível perfurar em até três etapas.

Alternando medidas da broca de aço rápido

 

Cuidado com o desgaste prematuro

Para furar aço é necessário utilizar baixa rotação (entre 300 a 900 rpm) e mais força para avançar. Furadeiras portáteis normalmente são rápidas e tendem a gerar superaquecimento da broca, acelerando a perda do seu fio de corte. Uma boa maneira para evitar o superaquecimento é realizar perfurações de até 20 segundos e parar, aguardando a broca esfriar naturalmente.

 

Sempre utilize equipamentos de proteção individual

Mesmo em aplicações simples com a broca de aço rápido, é ideal utilizar equipamentos de proteção individual. Uma vez que o furo em metal gera rebarbas, é possível que algum detrito seja lançado durante o processo. Por isso, utilize óculos de proteção e luvas.

 

Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos