Blog Heavy duty

12.02.2021

Como saber o diâmetro do disco de corte?

Como saber o diâmetro do disco de corte?

Veja como é fácil medir o diâmetro de um disco de corte. Você precisará apenas de uma régua ou fita métrica. Além disso, veja algumas outras informações importantes.

Veja como é simples descobrir o diâmetro de um disco de corte

 

Todo disco de corte precisa conter certas informações em seu rótulo. Dentre elas, suas dimensões: diâmetro, espessura e diâmetro do furo. Além disso, discos de corte devem conter informações como rotação máxima por minuto, além da validade.

Ainda sim, às vezes surge a dúvida sobre qual é o diâmetro de determinado disco. Pode ser que este disco esteja com o rótulo gasto, ou por algum motivo, não seja possível ler suas informações.

 

Medindo o diâmetro do disco de corte

 

Coloque a régua ou fita métrica na extremidade (borda) do disco. Estenda a régua, passando pelo meio do disco até o extremo oposto (borda oposta). Essa medida no extremo oposto é o diâmetro do disco de corte.

Por exemplo: se pegarmos um disco de 115 milímetros (4-1/2 polegadas), veremos que de uma extremidade à outra do disco, teremos 115 mm de uma extremidade à outra.

 

 

E para saber o diâmetro em polegada?

 

Mesmo com tantas ferramentas disponíveis na internet, não custa aprendermos mais um pouquinho de matemática. Se você já tem o diâmetro do disco de corte em milímetros e gostaria de saber essa medida em polegadas, basta dividir o valor por 25,4.

Como no exemplo anterior, se pensarmos em um disco de 115 milímetros de diâmetro e dividirmos por 25,4 teremos o valor de 4,5 ou 4-½  (quatro e meia) polegada.

Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos