Blog Heavy duty

19.06.2016

Heavy Duty dá 10 dicas de como usar os Discos de Corte Abrasivos

Heavy Duty dá 10 dicas de como usar os Discos de Corte Abrasivos

Mais segurança e rendimento em operações de corte

Atualmente os discos de corte abrasivos são a opção mais utilizada pelas indústrias e por profissionais que realizam operações de cortes. Tal ação é evidenciada, pois esses discos proporcionam grande facilidade na manutenção de equipamentos, acabamento de qualidade e maior economia em termos de custo e tempo. Ainda, possuem maior versatilidade, podendo ser aplicados em diversos tipos de materiais ferrosos e não ferrosos.

Os discos de corte abrasivos, por serem produtos amplamente utilizados, exigem maior cautela quanto ao uso. A falta de conhecimento e de preparo podem causar acidentes de trabalho, aumentar os custos de manutenção e a compra de materiais, bem como podem ocasionar interrupções na produção.

Preocupados com a sua produção e seu negócio, disponibilizamos abaixo algumas dicas de verificações básicas que precisam ser realizadas antes de começar a utilizar os discos abrasivos. Confira:

1.  Certifique-se de estar utilizando os equipamentos de proteção individual adequados: óculos de proteção, máscara de proteção facial, luvas e mangotes;
2. Certifique-se de que a máquina está desconectada da tomada antes de inserir ou trocar o disco;
3. Verifique visualmente o aspecto do disco, uma vez que este pode sofrer avarias devido o transporte ou armazenagem. Busque por deformações, rachaduras e trincados;
4.  Respeite o RPM indicado no disco;
5. Mantenha obrigatoriamente o ângulo do disco igual a 90º em relação à peça de corte;
6. Respeite o tipo de disco indicado para cada tipo de material;
7. Caso o disco sofra algum impacto ou travamento, faça a troca do mesmo;
8. Não permita que outras pessoas fiquem próximas durante a operação de corte;
9.  Após a utilização, remova o disco da máquina e guarde-o em local adequado;
10. Quão mais atento às questões de segurança, maior será o proveito nos trabalhos de corte.

Pronto! Com essas dicas ficará muito mais fácil e seguro realizar o corte com os discos de cortes abrasivos.

A Heavy Duty busca sempre instruir seus clientes quanto à utilização correta dos produtos. Mais do que obter resultados satisfatórios, é importante preservar a segurança e a vida. Por isso, buscar informação, treinamentos e conselhos práticos é a garantia de trabalhos com qualidade e segurança.

 

Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos