Blog Heavy duty
O que é um Disco de Desbaste?

Entenda o que caracteriza um disco de desbaste, um tipo de disco abrasivo bastante empregado na indústria. Conheça seus principais tipos e também a forma correta de utilização.
Entenda o que é um disco de desbaste, como utilizá-lo e quais os principais tipos presentes no mercado.
Os discos de desbaste são discos abrasivos desenvolvidos para realizar o desbaste e acabamento de peças de aço, ferro e outros materiais diversos. São utilizados em ferramentas elétricas do tipo esmerilhadeiras.
Esse tipo de disco é muito empregado no universo industrial, mas também presente na construção civil, serralherias, etc. Basicamente, onde há algum trabalho com metal, seja corte, solda, etc, existe a possibilidade de se utilizar um disco de desbaste.
O que significa desbastar?
De acordo com o dicionário, o termo “desbastar” significa alisar, afinar, remover excesso, seja cortando ou polindo. Ou seja, o grande objetivo do disco de desbaste é realizar a uniformização da superfície.
Através de uma composição especial de grãos abrasivos, o disco de desbaste consegue permanecer extremamente rígido para a remoção de detritos, aplainamentos em superfícies, arredondamento de pontas em peças recém cortadas, etc.
Principais tipos
Os principais tipos de discos de desbaste são: o tipo tradicional, de espessura elevada e formato cônico e tipo flap, também chamado de disco de lixa ou disco de lixa flap, que também é um disco desenvolvido para o desbaste e possui formatos cônico e reto.
Principais aplicações
São vários os usos para esse tipo de disco. Entretanto, entre as principais atividades em que é empregado estão: remoção de cordões de solda; nivelamento de superfícies metálicas; remoção de pontas e rebarbas após o corte em metais.
Ótimo para processos de desbaste em aços carbono e metais ferrosos.
Utilizado nas mais diversas atividades industriais, no desbaste e remoção de peças metálicas, cordões de solda e outras imperfeições
Utilize corretamente o disco de desbaste
O disco de desbaste foi desenvolvido para ser utilizado em um ângulo de 45º (inclinação). Essa é a forma correta que garante a eficiência do disco e, não menos importante, a segurança do usuário.
A única exceção é do disco flap reto, normalmente fabricado com o costado de nylon, que deve ser utilizado de forma reta na superfície, ou seja, encostando toda a área de lixas no material.