Blog Heavy duty
O que é uma broca de vídea?

Conheça a broca de vídea, tipo bastante empregado na construção civil, em projetos de perfuração de paredes de concreto, tijolo, alvenaria e outros materiais.
Conheça a broca de vídea, suas características e principais aplicações.
Quem trabalha com construção civil ou mesmo que já furou uma parede para pendurar um quadro, já deve ter trabalho com uma broca de vídea. A broca de vídea é uma das brocas mais utilizadas na perfuração de paredes de concreto, alvenaria e outros materiais similares.
A broca de vídea tem algumas particularidades. Uma delas é sua ponta de metal duro, também chamada de ponta de vídea. Essa ponta permite a perfuração de superfícies duras e resistentes.
Ponta de metal duro
Um dos grandes diferenciais da broca de vídea é sua ponta de metal duro, que lhe confere poder para perfurar diversos tipos de materiais duros e resistentes. Para quem não conhece, o metal duro é um compósito produzido através da prensagem e sinterização de um combinado de pós de carboneto e outros materiais. Normalmente é feito de carbeto de tungstênio.
O metal duro possui uma dureza bastante elevada e por isso é bastante empregado em abrasivos, brocas e outras ferramentas que tem a finalidade de cortar, desbastar, ranhurar, etc.
A ponta da broca de vídea possui um formato semelhante a uma ponta de flecha, com diâmetro maior que seu corpo helicoidal, ideal para expulsar o pó gerado e evitar o travamento durante a perfuração.
Vídea, vídia, widia ou widea?
O termo vídea, também chamado aqui no Brasil de “vídia”, tem sua origem na língua alemã, do nome widia, cunhado da expressão wie diamant que significa "como diamante" - fazendo alusão à dureza do diamante.
Aplicações
A broca de vídea é empregada na perfuração de concreto, pisos, azulejos, cerâmicas, alvenaria e outros materiais de construção. Por ser muito precisa, também é utilizada para a fixação de buchas, chumbadores, etc.
A broca de vídea não é indicada para a perfuração de metais.
Fonte: Wikipedia