Blog Heavy duty

15.12.2020

Qual a diferença entre eletrodos inox E308L-17, E309L-17 e E316L-17?

Qual a diferença entre eletrodos inox E308L-17, E309L-17 e E316L-17?

Entenda as diferenças e conheça as principais características dos eletrodos inoxidáveis E308L-17, E309L-17, E316L-17, bem como suas principais aplicações.

Conheça as principais características e diferenças destes três tipos de eletrodo inoxidável

Existem diferentes tipos de eletrodos, cada qual desenvolvido para uma finalidade. Existem eletrodos feitos para soldar metais com espessura mais fina, enquanto outros são indicados para soldagens mais pesadas, como caldeiras, estruturas metálicas pesadas, etc.

Existem também os eletrodos inoxidáveis, desenvolvidos para a soldagem de aços inox, bem como de outros aços com o aço inox. Os tipos mais utilizados são os eletrodos de norma E308L-17, E309L-17 e E316L-17. Esses três tipos costumam causar certa confusão entre os soldadores. Afinal, qual a diferença entre cada um?

Compilamos algumas dicas principais para tornar fácil a diferenciação desses três tipos.

Tabela comparativa de eletrodos Heavy Duty

Eletrodo E308L-17

O eletrodo E308L-17 é um eletrodo inoxidável com extra baixo carbono (C <0.04%), que deposita aço inox tipo 19/10 (19 Cr 10 Ni). É um eletrodo indicado para soldar aços similares. Também pode ser empregado na soldagem de aços endurecidos ao ar, aços martensíticos e ferríticos.

Alguns exemplos de aplicação são: soldagem de tanques, turbinas, eixos, bombas, equipamentos da área alimentícia, química, têxtil,farmacêutica, controle ambiental, hospitalar, saneamento e tratamento térmico.

Eletrodo E309L-17

O Eletrodo Revestido E309L-17 foi desenvolvido para “cladeamento”, que nada mais é que a soldagem de aços inoxidáveis AISI 304-304L ao aço carbono. Basicamente esse eletrodo é indicado para a soldagem de aços dissimilares e aços inox de composição similar. Também possui baixo teor de carbono (C < 0,04) em sua composição

Alguns exemplos de aplicação são: soldagem de revestimentos inoxidáveis sobre aço carbono (resistentes ao calor e à corrosão), vasos, recipientes, tanques, muflas, grelhas, caixas de tratamento térmico, equipamentos de banho químico, ferramentas, fornos contínuos e outros.

Eletrodo E316L-17

O eletrodo E316L-17 é um eletrodo que deposita inox 19/12 (pertencente ao grupo Cr-Ni-Mo 19/12/3) também com baixo teor de carbono (C < 0,04). Sua especialidade é resistir à corrosão agressiva. Desenvolvido para soldar aços inox AISI 316-316L. Também pode ser utilizado em aços endurecidos ao ar, aços ferríticos, martensíticos, etc. Possui grande resistência à corrosão intergranular, impedindo a precipitação de carbonetos de cromo.

Algumas aplicações são: soldagem de tubulações, turbinas, exaustores, equipamentos petroquímicos, centrífugas, caldeirarias especializadas, destilarias e outros.

Na dúvida, fale com um especialista

São diferentes tipos de eletrodos e outros insumos para a solda disponíveis no mercado. Cada um possui suas vantagens e desvantagens. Portanto, para um melhor rendimento em projetos de soldagem é preciso saber escolher o eletrodo ideal.

A Heavy Duty dispõe em seu portfólio eletrodos para a soldagem de aço carbono e também de aço inox. Todos os seus produtos são desenvolvidos com o que há melhor em matéria prima, priorizando desempenho e custo-benefício.

 

 

3 Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos