Blog Heavy duty

21.05.2018

Como cortar aço inox com disco de corte

Como cortar aço inox com disco de corte

Cortar aço inox é um processo mais simples do que se imagina. Porém, muitas pessoas têm dúvidas de como fazê-lo. Confira nosso artigo e veja como é fácil.

Veja como é fácil cortar aço inox com disco de corte

 

Profissionais da indústria de transformação, serralheiros, torneiros mecânicos e outros estão acostumados a trabalhar com diversos tipos de metais.

 

Entretanto, ainda ficam dúvidas de como cortar aço inox com ferramentas mais simples, como esmerilhadeiras.

 

Diferente do uso de outras ferramentas, como a de corte de plasma, máquinas de cisalhamento, etc, o uso de esmerilhadeiras e discos de corte é bem mais barato e muito funcional. É claro que exige firmeza e precisão durante o corte.

 

Avaliando o material a ser cortado

 

Primeiramente, precisamos entender o tipo de material que iremos cortar. No caso: aço inoxidável, popularmente chamado de aço inox. Quais são as principais características e diferenças em relação a outros tipos de aços?

 

O aço inox, diferente do aço carbono, é composto por ligas de ferro, carbono e cromo principalmente. Outros materiais integram essa liga. Tal composição o torna um aço muito mais resistente à corrosão. Isso também o torna mais duro, exigindo um ponto de fusão maior.

 

Ou seja, para cortá-lo é necessário um disco que resista a queimas elevadas.

Selecionando o disco de corte ideal

 

Existem discos de corte específicos para o corte de aços inoxidáveis. Tais discos foram desenvolvidos para garantir precisão durante o corte, além de menor geração de rebarba (resíduos).

 

Nós da Heavy Duty possuímos dois discos voltados para o corte de aços inox: o Disco de Corte Inox 5x1 - que corta inox, mas também outros metais como aço carbono, ferro, alumínio e cobre; e o Disco de Corte Fast Inox 30.8 - desenvolvido para cortes super finos em aço inox.

 

Existem diversos outros fabricantes e marcas que possuem discos de corte desenvolvidos para o corte de aço inox.

 

Colocando o disco na ferramenta elétrica

 

Antes de mais nada certifique-se de que a ferramenta elétrica está desligada da tomada. Para a maioria das esmerilhadeiras angulares, inserir o disco de cortar aço inox é bem fácil: basta colocar a flange da esmerilhadeira, seguida pelo disco e travá-los com a contraporca.

 

Certifique-se de que o disco esteja bem preso a ferramenta.

 

Equipamentos de proteção individual (EPI)

 

Os equipamentos de proteção individual indicados para o uso com disco de cortar aço inox sempre são indicados no próprio disco. Por se tratar de um processo de corte que gera fagulhas, detritos, é necessária a utilização de óculos de proteção, luvas, protetor auricular e, se necessário, máscara, mangote e avental.

 

 

Cortando o material

 

Uma vez que o disco de corte está devidamente colocado na esmerilhadeira e todos os EPI's estão equipados, é hora de cortar o aço inox.

 

Empunhe a esmerilhadeira com as duas mãos e mantenha o disco em uma posição de 90º. Inicie o processo de corte na área que pretende cortar o material. Nunca force a ferramenta elétrica sobre o material a ser cortado, uma vez que irá sobrecarregar o disco.

 

Faça movimentos de "vai e vem" com a ferramenta elétrica. Isso facilitará o processo de corte. Avance gradativamente o disco no material, até cortar a peça totalmente.

 

Uma vez que a peça esteja cortada, veja como realizar o acabamento.

Cortando aço inox com disco de corte

 

Acabamento

 

Agora que você viu que cortar aço inox é fácil, vem a parte do acabamento. Para isso, você pode escolher um Disco de Desbaste ou mesmo um Disco Flap. O acabamento nada mais é do que um processo de “limpeza” da peça, onde são removidos detritos provenientes do corte, além da suavização da área cortada.

 

Diferente do disco de corte, discos de desbaste e flap são utilizados na horizontal (com esmerilhadeiras). Da mesma forma que os passos anteriores, depois de colocar o disco de desbaste e se equipar com os EPI’s, basta iniciar o processo realizando movimentos circulares com o disco.

Desbastando aço inox com disco de desbaste

 

Veja nosso Disco de Corte Inox 5x1 realizando cortes em metais.

 

1 Comentário

Deixe seu comentário

Galeria Fotos