Blog Heavy duty

22.04.2021

Broca para concreto: dicas e boas práticas

Broca para concreto: dicas e boas práticas

Veja como é simples cuidar da sua broca para concreto. Separamos algumas dicas e boas práticas para utilizar e preservar o bom desempenho desse material tão empregado na construção civil.

É preciso prestar atenção em alguns detalhes a fim de preservar a vida útil e a capacidade de perfuração da broca para concreto. Separamos algumas dicas que irão facilitar a sua vida.

 

Quem trabalha no setor de construção civil está constantemente utilizando algum tipo de broca para concreto em suas atividades. Seja para perfurar uma simples parede de tijolos ou então uma viga de concreto reforçado, as brocas para concreto estão presentes na atividade.

Mesmo feitas para trabalhos pesados de perfuração, a broca para concreto costuma ter suas fragilidades e necessita de certos cuidados antes, durante e após sua utilização.

Preparamos algumas dicas para que você possa selecionar a broca para concreto ideal.

 

Encaixe corretamente

É preciso prestar atenção na forma como a broca está encaixada na ferramenta elétrica, seja uma furadeira ou um martelete. Isso porque, se mal inserida, poderá ter problemas durante a perfuração, emperrando ou mesmo deslizando sem conseguir avançar pelo furo.

 

Limpe após utilizar

É importante limpar a broca para concreto após sua utilização. Além de facilitar a vida na próxima vez que for utilizá-la, previne que seu material se deteriore prematuramente. Dependendo do tipo de aço que a broca foi fabricado, se este não tiver algum revestimento anticorrosivo, é preciso prestar atenção se ficaram marcas de dedos e mãos na peça. O contato com as mãos pode gerar oxidação na broca.

 

Cuidado com a ponta

A principal parte de uma broca é sua ponta. É a parte responsável pelo trabalho árduo de abrir o furo e expandir seu diâmetro, começando a avançar sobre a superfície. As brocas desenvolvidas para a perfuração de concreto e outros materiais brutos costumam ter sua ponta fabricada com vídia (também chamada de vídea, widea ou mesmo widia) que nada mais é do que metal duro.

É esse metal duro (normalmente feito de carbeto de tungstênio) que confere poder para perfurar diversos tipos de materiais duros e resistentes. É tão duro que se torna frágil a grandes impactos ou quedas.

Por isso, após a utilização da broca para concreto, é indicado não jogar (literalmente) a broca dentro da caixa de ferramentas, pois ela pode bater com sua ponta de metal duro, e essa ponta acabar se descolando do corpo da broca. Isso inviabiliza a broca para usos futuros.

Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos