Blog Heavy duty

21.01.2021

Por que ferro fundido é difícil de cortar?

Por que ferro fundido é difícil de cortar?

O ferro fundido é uma liga metálica que contém um percentual considerável de carbono. Isso a torna difícil de ser cortada.

Entenda o que é ferro fundido, sua composição e por que essa liga de ferro é difícil de cortar, quando comparada com outras

 

Cortar chapas, tubos e outras peças metálicas com disco de corte pode ser algo bastante divertido e prazeroso. Alguns tipos de metais são fáceis de cortar, e não costumam atrasar ou dificultar o trabalho. Porém, muitos profissionais não gostam muito de cortar um tipo específico de liga: ferro fundido.

 

O ferro fundido é uma liga de ferro presente nos mais diversos tipos de produtos e materiais. É também uma liga que nem sempre é fácil de ser cortada com discos abrasivos, etc. Por isso, resolvemos explicar um pouco o que é o ferro fundido e por que é tão difícil cortá-lo.

 

O que é ferro fundido?

 

Vamos começar dizendo que o ferro fundido é uma liga metálica. Ligas metálicas são nada mais do que compostos entre dois ou mais elementos químicos, onde ao menos um deles é um metal.

 

Dentre as diversas ligas metálicas, encontramos o ferro fundido, uma liga composta a base de carbono e silício. O percentual de carbono presente gira entre 2% a 7%, enquanto o percentual de silício fica entre 1% e 4%.

 

A composição do ferro fundido é similar à do aço, diferenciando-se pelo maior percentual de carbono.

 

 

Afinal, por que é difícil cortar ferro fundido?

 

O que faz o ferro fundido ser um tipo de material mais difícil de cortar é o fato de conter um teor considerável de carbono em sua composição (mínimo de 2%). O carbono é o elemento que torna a mistura menos dúctil, mais frágil e mais dura.

 

O carbono evita os deslocamentos de material quando se tenta deformar o ferro fundido. Por isso essa liga não se dobra, ela simplesmente quebra sob estresse. Agora, se pensarmos no disco de corte, que é um agregado de materiais abrasivos bem duros e condensados, quando entram em contato com o ferro fundido, começam a gerar bastante calor e muitas partículas finas.

 

Enquanto o disco corta um aço carbono (que contém menos percentual de carbono) com mais velocidade, uma vez que esse metal é mais dúctil, ele tende a levar mais tempo e esquentar mais enquanto corta o ferro fundido.

 

É preciso escolher o disco de corte certo

 

Na hora de selecionar o disco de corte para cortar ferro fundido, é preciso checar as informações do fabricante. Existem certos discos que não foram desenvolvidos para cortar ferro fundido. Ou seja, podem até iniciar o processo de corte, ou cortar um pouco do material, mas irão se desgastar e esquentar muito mais rápido que de costume.

 

 

Fonte:
Wikipedia (Liga Metálica)
Wikipedia (Ferro Fundido)
Stack Exchange Network (Home Improvement)

1 Comentário

Deixe seu comentário

Galeria Fotos