Blog Heavy duty

15.05.2017

Vantagens da Solda MIG/MAG

Vantagens da Solda MIG/MAG

O processo de soldagem MIG/MAG é um dos mais utilizados pela indústria. Isto se deve à sua grande flexibilidade: é possível soldar em qualquer posição.

Além de mais rápido que outros processos, permite um excelente acabamento.

O processo de soldagem MIG/MAG é um dos mais utilizados pela indústria. Isto se deve principalmente à sua flexibilidade: é possível soldar em qualquer posição, além de conseguir soldar chapas com espessuras a partir de 22,76 mm.

A solda MIG/MAG, do inglês (Gas Metal Arc Welding - GMAW) é um processo de soldagem por arco elétrico entre o consumível (eletrodo não revestido) e a peça. Tal processo é bastante conhecido como soldagem MIG (Metal Inert Gas) e MAG (Metal Active Gas).

O processo de soldagem que utiliza gás inerte como gás de proteção, normalmente Argônio ou Hélio, é denominado MIG. O processo se chama MAG quando é utilizado gás ativo - normalmente CO2 - que interage com a poça de fusão. Tal gás de proteção evita que a poça de fusão absorva gases atmosféricos prejudiciais ao processo de soldagem, como Oxigênio, Nitrogênio e Hidrogênio.

O eletrodo possui um formato de arame fino, com variações de 22,8 à 1,6 mm de espessura, enrolado em carretéis próprios para a inserção em máquinas de solda. A solda acontece por um contato elétrico proveniente de um deslizamento entre o arame e o bocal de gás, antes mesmo do arco elétrico.

Principais Vantagens

  • Não produz escórias
  • Não há perda de pontas
  • Tempo de execução reduzido (se comparado ao eletrodo revestido)
  • Soldagem em todas as posições
  • Facilidade de operação
  • Excelente acabamento

 

 

Fontes:

https://goo.gl/lj5bEI

https://goo.gl/3s3ihV

Comentários

Deixe seu comentário

Galeria Fotos