Blog Heavy duty
Vantagens da Solda MIG/MAG

O processo de soldagem MIG/MAG é um dos mais utilizados pela indústria. Isto se deve à sua grande flexibilidade: é possível soldar em qualquer posição.
Além de mais rápido que outros processos, permite um excelente acabamento.
O processo de soldagem MIG/MAG é um dos mais utilizados pela indústria. Isto se deve principalmente à sua flexibilidade: é possível soldar em qualquer posição, além de conseguir soldar chapas com espessuras a partir de 22,76 mm.
A solda MIG/MAG, do inglês (Gas Metal Arc Welding - GMAW) é um processo de soldagem por arco elétrico entre o consumível (eletrodo não revestido) e a peça. Tal processo é bastante conhecido como soldagem MIG (Metal Inert Gas) e MAG (Metal Active Gas).
O processo de soldagem que utiliza gás inerte como gás de proteção, normalmente Argônio ou Hélio, é denominado MIG. O processo se chama MAG quando é utilizado gás ativo - normalmente CO2 - que interage com a poça de fusão. Tal gás de proteção evita que a poça de fusão absorva gases atmosféricos prejudiciais ao processo de soldagem, como Oxigênio, Nitrogênio e Hidrogênio.
O eletrodo possui um formato de arame fino, com variações de 22,8 à 1,6 mm de espessura, enrolado em carretéis próprios para a inserção em máquinas de solda. A solda acontece por um contato elétrico proveniente de um deslizamento entre o arame e o bocal de gás, antes mesmo do arco elétrico.
Principais Vantagens
- Não produz escórias
- Não há perda de pontas
- Tempo de execução reduzido (se comparado ao eletrodo revestido)
- Soldagem em todas as posições
- Facilidade de operação
- Excelente acabamento
Fontes: